23 de abril de 2013

✿Elementary my Dear Watson


Aposto que a maioria já entendeu a postagem só de ler o título, estou certa? Essa é uma das mais famosas frases da literatura e do cinema: "Elementar, meu caro Watson." Para quem não sabe o 'autor' dessa frase é nada mais e nada menos que Sherlock Holmes o queridinho da literatura investigativa. Não há uma pessoa que não saiba quem é ele, e se você não sabe eu estou aqui para mostrar quem é esse 'herói inglês' e mais do que isso, além de Holmes vamos conhecer um pouco mais de grandes investigadores da literatura. Esperava também colocar o espião mais charmoso que existe: Bond, James Bond. (Mas, como eu só conheço os filmes e não os livros, desisti.) Mas, para compensar separei para vocês quatro (cinco) grandes investigadores(a) que vão fazer a tarde de vocês bem mais proveitosa. 

 
Primeiro as damas:
Cordelia Gray. Cordelia é uma inglesa que trabalha como detetive particular, ela herdou a sua agencia do chefe. Ela não conta com os excepcionais dons de Sherlock – quase ninguém conta na verdade - mas, ela merece nossa atenção por alguns motivos. Primeiro por ser uma mulher, não é feminismo, mas é raro ver investigadores mulheres. Segundo pela sua ordem, foco e conhecimento. Terceiro porque (pelo menos no meu caso) ela é uma personagem que estressa. Ela me deixa com raiva (Por motivos que vocês só saberão lendo o livro, hihi), mas é determinada, é persistente, é uma boa investigadora e nos encanta, sobre isso não há dúvida. E o maior trunfo é que a autora dos livros é P.D. James, uma grande escritora. O único ponto negativo é que James escreveu apenas dois livros sobre Cordelia :/, mas de qualquer forma eu recomendo.  INDICAÇÃO: Trabalho impróprio para uma mulher e O crânio sob a pele, já que são somente dois livros ( Trabalho impróprio é o primeiro) (Curiosidade existe até um manga sobre a Cordelia, não sei se é publicado ainda, mas que moral em? rs)

C. Auguste Dupin. Eu sou suspeita pra falar desse porque primeiro: Ele é fruto da imaginação de um dos meus escritores favoritos: Edgar Allan Poe. Poe escreve contos e livros de uma maneira mais tendenciosa ao suspense (ou totalmente suspense) e é isso que faz os livros de investigação dele serem tão bons. E segundo: Dupin foi considerado o primeiro detetive de ficção! É maravilhoso pensar que você está de "cara" com o primeiro investigador da literatura. Então, somente esses dois motivos já são suficientes para vocês lerem? Se não forem aqui vão mais alguns... Esse investigador foi fonte de inspiração de Arthur Conan Doyle a criar Sherlock Holmes! Isso mesmo! Aqui outra semelhança: Dupin mora em Paris com um amigo próximo que narra às aventuras dele (Dr.Watson, ham?). Uma curiosidade é que ele não é um investigador profissional, mas é GENIAL! Ele tem a mesma incrível habilidade para notar coisas imperceptíveis que Holmes tem. INDICAÇÃO: Eu sempre acho bom começar desde o começo dos livros, então se quiser saber das aventuras de Dupin leia primeiro "Os assassinatos da rua morgue" e se gostar continue lendo "Os mistérios da rua Marie Rogêt" e depois ( o último :/) "A carta roubada" 


Então pessoal, eu prometi quatro investigadores e vou falar sobre eles, mas para o post não ficar muito grande vou dividi-lo em duas partes. A próxima vem daqui alguns dias (: Deixem suas opiniões, se já lerem os livros ou pretender ler  e se vocês querem que eu faça um post especial só para o James Bond, rs. Por hoje é só, beijos :*

2 comentários:

  1. Olá lindo blog adorei a postagem se increvendo aqui
    da uma passadinha lá?http://elainecastilhobarbosa.blogspot.com.br/

    Siga minha Fãn Page ? https://www.facebook.com/pages/Elaine-Castilho/520641914654028?ref=hl

    se Tiver fãn page e querer que eu siga deixe em meus cometários lá no blog ou deixe um recadinho na minha Fãn Page .
    Obrigada deis de Já amoreco.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine, que bom que gostou do blog e da postagem. Se inscreva mesmo (: Vou me inscrever no seu blog também.

    ResponderExcluir

Comentário enviado para moderação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...