13 de maio de 2013

✿Sou menina e jogo vídeo-game, e daí?

Hoje vou fazer um post um pouquinho diferente, não é sobre livros ou filmes, mas não deixa de ser relacionado. Acho que todo mundo já viu essa frase no facebook. A menina vai e diz: "Sou menina e uso boné. Sou menina e jogo vídeo-game, etc." Aí o garoto diz: "Legal, e daí?" O que isso mostra ou tenta mostrar é que o esteriótipo de como as garotas deveriam ser (antigamente) foi 'superado', que meninas fazerem coisas que antes eram consideradas de garotos é "normal" agora. Mas, será mesmo assim? 



Esses dias disseram assim pra mim: "Ah, que eu não quero uma namorada que fale pra mim de ursinhos carinhosos, mas uma que eu consiga conversar, que fale de star wars ..." Então eu pensei: “oh ^^ Eu não sei nada de ursinhos carinhosos, mas espera, eu sei de star wars , que legal.” Fiquei feliz, porque muita gente vem conversar comigo dizendo que é legal eu gostar de vídeo-game, de animes, de desenhos, hqs e etc. Aí você pensa: "Se é tão legal por que você tá fazendo esse post Renata?" Porque não é assim gente!
Logo depois que a pessoa me disse isso ela disse outra coisa: "Sabe eu gostava da fulana, mas não quero ficar com ela só porque ela é meiga, doce, etc." Então eis que me vem um pensamento: “Mas, espera aí, você tá dizendo então que eu não sou meiga, doce e qualquer outra coisa?” É a ironia, é como se a sociedade dissesse: "Que legal vocês, garotas que fazem o que querem, que jogam futebol (não é meu caso, mas foi um exemplo), que assistem Ufc ou qualquer coisa assim." E ao mesmo tempo dissesse: "Ah, muito legal, mas sabe eu prefiro as meigas, doces e fofas e não é o caso de vocês." Quanta ironia, não? Pra não dizer Hipocrisia.



Não é legal o fato de ter uma garota que não fique falando de esmalte, comprar roupas e crepúsculo pra você? Então porque mesmo assim as pessoas a julgam só pelo fato de ela ser mais legal? (Tá achei demais todas as garotas que são assim, mas não é? rs). Eu já vi garotas mudando o jeito de ser porque acham que dessa maneira elas "assustam os garotos", Já vi amiga minha querendo parar de jogar futebol ou de ganhar no vídeo-game porque acha que assim ninguém vai "prestar atenção" nela e só julga-la.
Como assim?  Garotas vocês não devem mudar a maneira de ser de vocês pra agradar alguém, não quando você não está errada por ser assim. E garotos e até garotas que vivem julgando, não é porque alguém faz alguma coisa que antes era "coisa de homem" que isso a faz menos garota, menos meiga. Da mesma forma que não é porque uma garota usa sempre cor de rosa que isso a faz doce. Esses estereótipos são tão antigos e ultrapassados que me choca que ainda fiquem batendo nessa tecla. Enfim, eu só fiz esse post por causa de umas amigas (espero que elas leiam), mas sei que há mais pessoas que passam por isso e sei que a maioria já pensou em desistir de ser o que é por causa de outras pessoas. Sei que meu caso é mais "fácil", mas e as garotas que jogam futebol? Andam de skate (Por exemplo) Não parem de fazer o que gostam por causa de um maldito julgamento! Então é isso, comentem pessoal. É importante pra mim, quero saber o que vocês acham, digam se concordar comigo ou não, se já passaram por isso, se vocês são do tipo "ursinhos carinhosos" ou "star wars" rs. Espero os comentários de vocês, e não se esqueçam de curtir a fan page do blog Fotógrafa of long skirt.

PS. Só pra deixar claro não tenho nada contra meninas que gostam de ursinhos carinhosos, falam de roupas e etc. Tenho muitas amigas assim (:



2 comentários:

  1. Acabei de ler seu post prima, e realmente fiquei sem palavras. Você realmente retratou tudo que acontece em nossa sociedade, uma sociedade machista por sinal. Se continuarmos assim, sem expressarmos nossa opinião diante de fatos corriqueiros, assim como você apontou aqui, daqui uns dias irão ter plaquinhas, da mesma forma que tem nos banheiros, dizendo, isso é de menina/garota/mulher, já isso é de menino/garoto/homem. Realmente você colocou tudo isso de uma forma bem, digamos, gostosa, de ler, sem ser agressiva, mas claro, não poderia faltar a ironia que te caracteriza né prima? rs. Estás de parabéns, e que você continue assim, não se cale diante dos problemas, mas abra a boca e proponha soluções, porque só assim poderemos lutar por mudanças!

    ResponderExcluir
  2. nossa, fico feliz que tenha achado isso do meu post. E não somente eu tenho que me calar, mas todas as garotas, garotos, pessoas. HEHE, que bom que achou 'gostoso de ler',fico lisonjeada rs. Mas, é claro que não pode faltar ironia rs. ^^

    ResponderExcluir

Comentário enviado para moderação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...