8 de maio de 2013

✿ISO

Olá pessoal aqui estou eu com mais um post de dicas de fotografia, uma continuação do post anterior que falei sobre exposição, para quem ainda não viu é só clicar aqui. Para começar, perdão a demora para cumprir essa tag, está tudo muito corrido pra mim como sempre rs. Hoje vou falar sobre ISO, isso mesmo, aquela maravilha que usado de forma inadequada pode estourar sua fotografia, tenho trauma disso, (já fotografei muito sem dar uma olhadinha no visor e o ISO estava "queimando meu filme" literalmente, mas isso foi no começo, acontece hehe =). O ISO pra quem não sabe é a sensibilidade do sensor, quanto maior o ISO, mais exposto a sensibilidade o sensor fica.


Distancia Focal: 33  Velocidade de Obturação: 1/600   Abertura:5.6   ISO:100

Para criar uma foto o sensor necessita de luz e podemos controlar essa entrada de luz pela abertura e pelo tempo de exposição (Falarei deles nos próximos posts). Quando temos um ambiente com bastante luz, abaixamos o valor do ISO para que a fotografia não fique superexposta, como na foto abaixo (fotografia muito clara).


 Distancia Focal: 33   Velocidade de Obturação: 1/10   Abertura:5.6   ISO:100

 Quanto o ambiente nos fornece pouca luz, aumentamos o valor do ISO, para que a foto não fique subexposta (ou seja, escura como na foto ao lado). 

 Nesta última situação estamos fazendo o sensor fotografar com mais sensibilidade.


Existe vários valores de ISO e 3 grupos de sensibilidade, ✿lenta, média e alta. 


✿Lenta (ISO de 25 a 125) Perfeita qualidade, menos riscos de erros

✿Média (ISO de 200 a 400) Usados quando o ambiente pede uma boa quantidade de luz. Também faz fotografias de boa qualidade.

✿Alta (ISO de 800 a 6400) Usados em ambientes de pouca iluminação, ótimo para fotografias noturnas, apesar de apresentar os chatos pontinho que chamamos de ruídos. 

Encontramos valores de 25 a 6400 e até maiores (alta sensibilidade). Mais muito cuidado na hora de escolher o ISO, ele utilizado na hora errada produz ruídos (pequenos pontinhos horrendos  e tragicamente diminuí a qualidade da imagem, o resultado são fotografias não muito nítidas. Para ficar bem mais claro o que estou dizendo irei fotografar em ISO 100 e em ISO 6400

                                           Distancia Focal: 33   Velocidade de Obturação: 1/5   Abertura: 4.5   ISO:100


 ♥Fotografia criada com o valor do ISO:100, observem a nitidez, os detalhes bem focados e o fundo desfocado sem nenhum ruido.  

    Distancia Focal: 33   Velocidade de Obturação: 1/125   Abertura: 6.3   ISO: 6400


   ♥Fotografia criada com o ISO: 6400, nesta podemos ver os famosos pontos de ruídos, principalmente nas partes mais escuras da cena, o fundo com o desfoque prejudicado.

Sim, eu amo  brincar com o ISO juntamente com a exposição e a abertura, sabendo balancear este três amigos, a cena ficara incrível ou não hehe. Mais enfim, da pra explorar bastante e praticar, logo logo estará fazendo isto automaticamente, sem nenhum auxilio (Quando eu comecei a me interessar mais a fundo sobre a fotografia, pensei, isso nunca vai dar certo, e em pouco tempo já estava balanceando minha câmera sem ver hehe), então nada de neura *-*

Espero que tenham entendido, qualquer duvida a respeito deixe nos comentários, até a próxima...

XOXO!

℘.s. Todas fotografias acima são de minha autoria!
                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário enviado para moderação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...