13 de junho de 2013

✿Livros que mais caem no vestibular

Olá pessoal, to meio sumida por aqui, não? Tudo anda bem corrido ultimamente, minhas aulas na faculdade começaram (Já podem imaginar o curso que eu faço né?) e confesso que estou passando por uma crise criativa que eu mais chamo de 'sede criativa', com vontade, mas sem criatividade para “beber”. Por isso decidi fazer uma postagem mais prática. Eu já passei pela fase do vestibular (por enquanto, ainda tenho planos para mais cursos rs) mas, sei que muita gente está chegando  e muitos ainda não sabem onde vão fazer e tudo mais. Por isso separei para vocês os livros que mais caem, lembrando que mesmo que alguns desses livros não sejam leituras obrigatórias para a prova de vocês eles são leituras obrigatórias para a vida haha.



Memória de um sargento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida (É um dos marcos do movimento literário do romantismo)

Vidas Secas - Graciliano Ramos (O romance de 1938 conta a história de personagens que tentam sobreviver à seca no Nordeste.)

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (Uma biografia em que quem conta a história é o próprio protagonista - só que ele está morto! O defunto-autor).

Macunaíma - Mário de Andrade (Nesta obra modernista, de 1928, Mário de Andrade construiu um personagem que de herói não tem nada: o índio Macunaíma está sempre com preguiça e até cospe na cara dos outros!)

Iracema - José de Alencar (O romance trata do conflito de culturas entre a índia Iracema e o português Martim.) 

Dom Casmurro - Machado de Assis. (Esse todo mundo conhece. Narrador da história, Bentinho acredita que foi traído pela mulher, Capitu.)

Libertinagem - Manuel Bandeira. (Livro de 38 poesias, de 1930, que consolida Manuel Bandeira como poeta modernista, tanto no conteúdo quanto na forma.)

O Primo Basílio Eça de Queirós. (Neste, a romântica Luísa comete adultério.)

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente (Escrita no século 16, a obra trata de personagens em pleno purgatório)

A Hora da Estrela - Clarice Lispector. (A Hora da Estrela, de 1977, traz uma mulher como protagonista. Macabéa, que veio do Nordeste tentar a sorte na cidade grande.)

A cidade e as Serras - Eça de Queirós. (Esta obra trata do caos urbano de Paris em contraposição às serras e à natureza de Portugal.)

Poemas Completos -  Alberto Caeiro. (Fernando Pessoa escrevia sob quatro heterônimos - Alberto Caeiro é considerado o mais sábio dos quatro.)

Sagarana João Guimarães Rosa. (O livro traz contos do universo rural, que vão de O Burrinho Pedrês a A Hora e a Vez de Augusto Matraga.)

Eu conheço todos (menos libertinagem) e posso dizer que são grandes livros. Já li seis desses e pra quem acha que são livros velhos e sem graças se enganam muito. Leiam todos (:


Post baseado na postagem do site Educar para crescer.


2 comentários:

Comentário enviado para moderação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...